Sessão cineclubista - Escola JARI

22/09/2011 07:54

Sessão cineclubista para a Escola Jarí Edgar Zambiasi.

Dia 22 de Julho de 2011, foi realizada no Centro de Educação Continuada Dardanelos uma sessão cineclubista em parceria com a Escola Municipal Professor Jarí Edgar Zambiasi em que os discentes, acompanhados com os (as) educadores (as) dos períodos matutino e vespertino puderam desfrutar de variadas exibições de curtas metragens da atual produção cinematográfica nacional, cerca de 500 estudantes conheceram um pouco mais sobre cinema brasileiro de qualidade.

Anteriormente as exibições, foi explanado aos (as) alunos (as), aspectos sobre a produção de curtas metragens no Brasil, a duração de um filme nesse formato, gêneros de cinema e regrinhas básicas de comportamento durante as exibições.

Foram exibidos as seguintes obras.

“As Andanças de Nosso Senhor pela Terra” de Betse de Paula, “Historietas Assombradas (Para Crianças Mal Criadas)” de Victor Hugo Borges, “Disfarce Explosivo” de Mário Galindo, “Lúmen” de Wilian Salvador, “São João do Carneirinho” de Tarcísio Lara Puiati, “O Moleque” de Ari Candido Fernandes, “Roubada”, de Maurício Vidal, Renan de Moraes e Sergio Yamasaki, “Calango” de Alê Camargo e por último, “Meninos” de Ernesto Molinero. Todas as obras exibidas fazem parte do acervo cinematográfico da Programadora Brasil e Projeto Memória em 5, distribuído aos cineclubes vinculados ao Projeto Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura.

O principal objetivo desta sessão especial foi difundir e se fazer compreender que existem gêneros, técnicas e roteiros de extrema relevância para que as crianças entrem em contato com o cinema feito no país, saindo da massificação dos canais abertos. Enfim, um abrangente mosaico cultural voltado ao audiovisual. Uma verdadeira aula sobre o cinema nacional direcionado ao prazeroso formato do curta metragem.

Prof. Cássio Marcelo de Oliveira Alves.

Fotos: