História e confecção de máscaras africanas

16/06/2011 16:39

História e confecção de máscaras africanas

As máscaras africanas povoam há milênios o imaginário de grande parcela do continente onde surgiu a humanidade. São impregnadas de variados significados sociais, mas não menos misteriosos, podem servir para rituais de passagem, como a transição de um jovem para a vida adulta, casamentos, cerimônias fúnebres (enterros), festividades das mais diversas e também para a guerra. Não podemos esquecer que o continente africano possui uma riquíssima história cultural, repleta de cores e incríveis significados.

As máscaras africanas se espalharam por todo o mundo, levando para outros povos a beleza estética do povo negro, inclusive ao Brasil, quando da escravidão no período colonial, trouxeram ao país milhões de negros e negras e suas manifestações culturais de diferentes nações africanas.

Com a confecção das máscaras africanas, vamos compreender um pouco mais sobre a belíssima história ancestral da Mãe África.

Dados para a aula.

Objetivos.

- Proporcionar um conhecimento diversificado sobre a cultura artística africana e influências na formação cultural brasileira;

- Confeccionar de maneira artesanal as máscaras, utilizando a técnica de empapelamento, desenho e pintura;

Tempo estimado.

- 4 aulas de 55 minutos.

Apresentação:

Anteriormente a confecção das máscaras foi realizada uma aula explanando sobre o papel ritualístico e estético das máscaras africanas, apresentando para a turma imagens de máscaras com variados modelos entre diversos povos do continente africano. Durante a exibição das imagens, foi solicitado aos (as) alunos (as) que escolhessem mais de um modelo, reproduzissem no caderno para posteriormente modelar a própria máscara.

1º passo.

Com cartolina, papel cartão ou papelão recortou-se o formato do rosto da máscara, esboçando uma futura expressão facial, depois, picotando jornais em pedacinhos, colamos um pedaço ao lado do outro, nas duas faces da máscara, para encerrar, com os dedos ou preferencialmente pincel, recobrimos a máscara empapelada com cola branca, deixando-a secar, ficando bem durinha.

2° passo.

Com tinta guache branca, recobrimos com mais de uma demão (deixando secar antes da segunda demão) até a máscara ganhar textura e recobrir o empapelamento de jornal, depois desenhou-se no fundo branco as expressões faciais, olhos, boca, nariz, brincos, etc, deixando esses espaços em branco para preenche-los com cores posteriormente.

3º passo.

Pintar as expressões faciais, olhos, boca, nariz, brincos, etc, deixando secar, após esse procedimento, se possível, cobrir a máscara com verniz ou cola branca para dar brilho e depois realizar uma exposição, preferencialmente no dia da Consciência Negra.

Prof. Cássio Marcelo de Oliveira Alves.