Artigo Científico - Mudanças climáticas - Antonio Laércio Duarte da Silva

06/04/2011 09:14

Artigo científico   

Mudanças climáticas

Antonio Laércio Duarte da Silva[1]

 

Resumo:  O objetivo desse trabalho é  proporcionar uma reflexão sobre as condições climáticas que tem causado vários problemas  no  mundo, levando o caos a muitos lugares do nosso planeta. E para entender um pouco essas mudanças, temos que  interagir com o passado e refletir sobre a relação homem-natureza desde os tempos primórdios, observando as transformações que aconteceram devido as necessidades que surgiram ao longo do tempo.

Atualmente as informações que nos tem sido passadas pelos canais de informações é que o mundo esta a beira do caos, devido às mudanças climáticas. O mundo é repleto de diversas paisagens que possuem uma vasta biodiversidade e ainda oferecem ao homem a chance de contemplá-las. Chance que por muito tempo vem sendo desperdiçado, devido ao estresse do dia - a - dia e a falta de tempo ou interesse na preservação da natureza.

          A constante busca pelo crescimento e progresso do homem levou a uma situação que, infelizmente, é irreversível, marcada pelo derretimento de geleiras, aumento de furacões, secas, enchentes, terremotos entre outros fenômenos catastróficos. Recentemente, cientistas publicaram o mais importante relatório sobre o aquecimento global, no qual é previsto que o mundo pode estar se aproximando de um fim, idéia que há pouco tempo não era cogitada pela maioria.

          Desde os “tempos primórdios, em que o homem ainda aprendia a dominar o fogo, agricultura, pecuária e escrita, homem e natureza trabalhavam em harmonia, estabelecendo um mutualismo”[2]. As variações climáticas e geológicas eram bem reduzidas; as grandes transformações da face da terra vieram em função da capacidade do homem modificar o meio-ambiente que aprimorando seus conhecimentos, inventou suas técnicas de sobrevivência e também de destruição, abusando do meio ambiente e degradando-o com caça e desmatamentos predatórios, construindo grandes fábricas com seus gases maléficos para a atmosfera e o ser humano, a globalização e as guerras têm contribuído para esse mal, tornando esse quadro crítico, acabando aos poucos com os recursos naturais.

 “A temperatura da Terra subirá até o fim do século, diz o mais importante relatório sobre o aquecimento global, produzido por 600 cientistas de 40 países. A geleira sobre a Groenlândia pode sumir em milênios, os furacões ficarão mais fortes e o nível do mar subirá pelos próximos mil anos - de 18 cm a 59 cm até 2100. O relatório responsabiliza a ação humana pelo aquecimento global”. (Textos extraídos de Folha de S. Paulo - 03/02/2007).[3]

          Observando esses fatos, pode-se ver que todas as atitudes do homem têm uma conseqüência, mesmo que ocorra ao longo prazo. Medidas já estão sendo tomadas, há muito tempo para diminuição  da emissão de gases prejudiciais à atmosfera, desmatamentos, e outros, tentando buscar uma maior conscientização do ser humano, mesmo que os danos já causados sejam irreparáveis.

          Portanto, o que resta é fazer tudo o que estiver ao alcance para preservar a natureza e assim dar oportunidade à futuras gerações de usufruir dela, pois a idéia de um fim de tudo o que temos no mundo em que vivemos é de total descrédito.  Pois a partir do momento que  compreendermos  o que somos, o que temos, e a importância de tudo isso para a nossa sobrevivência, a ação humana será em função de restaurar  e preservar o que resta do nosso futuro.

Referências Bibliográficas

MOREIRA, Igor. Geografia: a construção do espaço global. São Paulo: Ática, 2009.

p.  8-10.

 

MOREIRA, Igor. Geografia: população, natureza e organização do espaço. São Paulo: Ática, 2009. p.  62-64.

 

 

Fontes  pesquisadas:

 

www.ub.es/geocrit/sn/sn119-18.htm



[1] Professor Licenciado em Geografia pela Finav ( Faculdades Integradas de Naviraí-MS).

[2]  MOREIRA, Igor. Geografia: a construção do espaço global. p.  8-10.

[3] Textos extraídos de Folha de S. Paulo - 03/02/2007. www.ub.es/geocrit/sn/sn119-18.htm.


escolajari.webnode.com.br